A Ufac em parceria com a Motorola celebram dois anos de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), ação que tem impulsionado a inovação e o desenvolvimento tecnológico na região. O evento aconteceu nesta terça-feira, 17, no auditório Manoel Ribeiro no Centro de Convenções do campus-sede.
O projeto tem um marco importante na colaboração entre a academia e a indústria na Amazônia Ocidental. Durante esses dois anos de parceria, foram gerados impactos significativos em diversas áreas, como a formação de recursos humanos em computação até a condução de pesquisas de ponta em visão computacional e desenvolvimento de software web.
Um dos projetos financiados a partir da parceria coma Motorola é a Web Academy, iniciativa que tem como objetivo formar profissionais capacitados para desenvolver e testar aplicações de software online, utilizando metodologias e ferramentas modernas para atender às demandas do mercado. Além disso, promove pesquisas acadêmicas em níveis de mestrado e iniciação científica.
O projeto está em vigor desde 2022 e vai até 2025 com possibilidade de duas renovações com um investimento de R$ 3.232.203,22. Já capacitou mais de 100 desenvolvedores de software web, elevando o nível de expertise técnica disponível no Acre.
Quatro turmas já foram concluídas com 104 alunos, uma turma em capacitação com 30 alunos, e uma turma a ser selecionada com 30 vagas. Estimativa é de que tenha até 156 certificações até março de 2025, excedendo o objetivo em 30%. O projeto da Web Academy alcançou resultados notáveis ao desenvolver 20 projetos de WebApps, permitindo aos participantes aplicar suas habilidades de forma prática e relevante.
Além disso, ofereceu aulas de Inglês para 3 turmas, fortalecendo a capacidade de comunicação e a internacionalização dos alunos.
O projeto reduziu o gap de formação ao fortalecer o nicho de especialização em Web Full-Stack e impulsionar a pós-graduação por meio de bolsas de pesquisa e produção científica reconhecida nacionalmente. A Ufac foi consolidada como referência em capacitação Full-Stack, estabelecendo um banco de talentos reconhecido por instituições de renome como o Tribunal de Justiça e Eldorado. Além disso, o projeto facilitou a inserção dos alunos no mercado de trabalho, capitalizando suas novas habilidades e estimulando o empreendedorismo, promovendo inovação e iniciativas empresariais.
Outro projeto importante é Projeto de Pesquisa Aplicada em Visão e Inteligência Computacional (PAVIC), programa público privado com foco na potencialização de produtividade científica e subsídio à formação científica dos alunos de graduação, pós-graduação e/ou profissionais com curso superior relacionado à área da pesquisa. Como consequência, visa-se contribuir com a pesquisa e desenvolvimento na área fortalecendo a instituição dentro do ecossistema do estado do Acre. Além de oportunizar uma relação multissetorial entre universidade, indústria e sociedade, contribuindo para o fortalecimento científico, tecnológico e desenvolvimento regional.