A Universidade Federal do Acre ocupa o 4° lugar em quantidade de propostas de pesquisa submetidas no edital Expedições Científicas, lançado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em setembro de 2023, no âmbito da Iniciativa Amazônia+10.
"A área de pesquisa na Ufac tem avançado muito nos úlitmos anos, e esse quarto lugar comprova isso. Vamos continuar avançando cada vez mais", disse a reitoria da Ufac, Guida Aquino.
O edital mobilizou mais de 1.400 pesquisadores em 19 estados brasileiros e três países, que terão os resultados das propostas selecionadas anunciados em agosto. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos de cerca de R$ 94 milhões, sendo R$ 30 milhões do orçamento do CNPq e o restante das FAPs participantes e das demais agências internacionais. No total, foram 190 propostas de pesquisa inscritas por pesquisadores acreanos.
Os demais estados com maior número de participação foram o Pará, São Paulo e Amazonas. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), Moisés Diniz, ressalta a importância da participação de pesquisadores da Ufac na iniciativa. “O destaque do Acre é a Ufac, com a maior quantidade de pesquisadores. A universidade foi responsável por colocar o Acre em 4° lugar, entre 19 estados, em quantidade de propostas de pesquisa submetidas. Queremos parabenizar a todos.”