A Ufac inaugurou nesta quinta-feira, 8, o novo bloco de Pesquisa em Química, no campus-sede. A obra, que atende a uma demanda de 11 anos, beneficia diretamente os cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN).
A reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância do novo bloco para qualificação de estudantes e fortalecimento dos programas de pós-graduação. “Este espaço atende ao nosso mestrado profissional em Química [ProfQui] e oferece a estrutura necessária para formação qualificada dos nossos alunos de graduação. Esse avanço é fruto de uma luta constante por recursos e pelo compromisso com a educação pública de qualidade.”
O vice-diretor do ProfQui, Carlos Eduardo Garção de Carvalho, ressaltou a importância do novo bloco para a área de química. “Com 15 laboratórios, este bloco vai impulsionar nossas pesquisas e impactar diretamente a formação dos alunos, tanto na graduação quanto na pós-graduação.”
A reestruturação do bloco de Pesquisa em Química, antigo bloco de Laboratórios de Química e Biodiesel, foi viabilizada por emenda da bancada federal acreana, com complementação de verbas do Ministério da Educação.
A emenda, fruto do esforço coletivo da bancada entre 2018 e 2022, foi defendida individualmente pelo então deputado Leo de Brito (PT), com apoio dos deputados Mara Rocha (PSDB), Jéssica Sales (MDB), Alan Rick (DEM), Dr.ª Vanda Milani (Solidariedade), Flaviano Melo (MDB), Perpétua Almeida (PCdoB), Jesus Sérgio (PDT) e dos senadores Sérgio Petecão (PSD), Márcio Bittar (União Brasil) e Mailza Silva (PP).
Também estiveram presentes na solenidade o vice-reitor Josimar Ferreira; a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; o diretor de Pós-Graduação, Lisandro Juno, representando a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida de Lima Carvalho; a vice-diretora do CCBN, Almecina Balbino; e a coordenadora do ProfQui, Gahélyka Aghta Pantano Souza.