A Ufac realizou a aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap), na sexta-feira, 30, na sala Auton Peres, campus-sede. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, marcou o início das atividades da primeira turma do mestrado, que tem o objetivo de capacitar profissionais para a prática administrativa nas instituições públicas, desenvolvendo medidas produtivas e ferramentas para a melhoria da gestão pública.
O coordenador do Profiap na Ufac, professor Deivid Forgiarini, abriu o evento destacando o impacto que o curso pode ter na vida dos participantes e na administração pública. “A pesquisa que começa aqui não deve se limitar às páginas dos livros, mas se traduzir em ações que impactem positivamente a vida das pessoas”, disse. “A ciência social aplicada que produzimos deve transformar realidades e construir um futuro melhor para todos.”
O curso é ofertado em rede nacional. No Acre, o programa aprovou seis servidores da Ufac e sete membros da comunidade externa. Gratuito e semipresencial, o curso tem duração mínima de 12 e máxima de 24 meses.
O servidor técnico-administrativo da Ufac, Anderson Correa, foi um dos aprovados no mestrado. Ele ressaltou a importância do curso para o aperfeiçoamento da gestão pública. “O Profiap oferece uma oportunidade única de aplicar teorias da administração para aperfeiçoar processos e corrigir distorções na administração pública. Como servidor, minha expectativa é que o mestrado contribua diretamente para a melhoria dos setores da própria Ufac.”
Compuseram a mesa de honra a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida de Lima Carvalho, representando a reitora da Ufac, Guida Aquino; e o diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas, Francisco Raimundo Alves Neto.