O Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) abriu inscrições para o processo seletivo de ingresso no curso de Doutorado para a turma de 2025. A iniciativa faz parte de uma associação plena em rede, envolvendo importantes universidades da região Norte, incluindo a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
O edital nº 03/2024, aprovado em reunião do Colegiado Geral do PGEDA no dia 23 de agosto de 2024, traz as diretrizes e regras para o processo seletivo. O programa oferece vagas distribuídas em três linhas de pesquisa, em seis polos regionais. Cada polo é vinculado a docentes específicos, que atuarão como orientadores, com temas de pesquisa alinhados às necessidades educacionais da Amazônia.
As informações detalhadas sobre as vagas, orientadores e linhas de pesquisa estão disponíveis no edital, onde os candidatos podem consultar as opções de acordo com seus interesses e polos de atuação. O processo seletivo é uma oportunidade para aprofundar o conhecimento acadêmico e contribuir para o desenvolvimento da educação na região amazônica.