A Ufac promoveu a palestra “Prevenção e Combate aos Assédios Moral e Sexual”, nessa terça-feira, 10, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede, a qual foi ministrada pelo chefe do Núcleo de Ações, Ouvidoria e Prevenção de Combate à Corrupção da Controladoria Regional da União, Nilberto Nilson de Matos Mendes.
O evento reuniu alunos, professores e técnico-administrativos e faz parte de ações contínuas da universidade para promover um ambiente de trabalho e estudo mais seguro e respeitoso. O público foi incentivado a participar de ações formativas e a conhecer os canais de denúncia da Ufac, como a Ouvidoria e a Comissão de Ética.
Confira a Cartilha de Enfrentamento aos Assédios Moral e Sexual
A reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância do tema e a necessidade de manter o diálogo constante sobre assédio no ambiente acadêmico. “Esse evento vem em um momento oportuno, considerando as recentes discussões em nosso país sobre a questão do assédio. Precisamos refletir mais profundamente sobre isso.”
O palestrante discorreu sobre os impactos e as ações preventivas contra o assédio. “É fundamental tratar os assuntos de assédio sexual e moral para melhorar a imagem da instituição perante sua comunidade, mediar conflitos e melhorar as relações interpessoais. Nosso objetivo é auxiliar tanto no esclarecimento dos direitos quanto dos deveres de cada um e garantir que as pessoas estejam bem-informadas sobre o que constitui assédio e como buscar ajuda.”
A universidade tem intensificado as atividades de prevenção e conscientização sobre assédio moral e sexual desde o lançamento de uma cartilha em 2020, que está disponível no portal da Ufac e em constante atualização. Em 2023, o documento passou por revisões para se adequar às novas legislações sobre o tema. A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodgep) promove uma série de ações semestrais que buscam manter o debate sobre o combate ao assédio em sua agenda.