Professores e profissionais do curso de Nutrição da Ufac foram destaque na 6ª edição do Prêmio Álvara Lopes de Mello e Silva, promovido pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (CRN-7), com a classificação de dois trabalhos em 2º e 3º lugares. Os vencedores foram apresentados em 2 de setembro, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede da Ufac, em evento de homenagem ao Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto.
Na categoria Trabalho Técnico-Científico, o 2º lugar da premiação foi para o trabalho “Dieta Mínima Aceitável e Fatores Associados em uma Coorte de Crianças entre 6º e 15º Mês de Vida”, de autoria dos professores Fernanda Andrade Martins, Alanderson Alves Ramalho, Andréia Moreira de Andrade, Ilce Ferreira da Silva e Rosalina Jorge Koifman.
E na Categoria Experiência Exitosa, o 3º lugar foi para o trabalho “Contribuições do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) na Execução do Pnae no Estado do Acre”, de autoria da nutricionista Andressa de Araújo Lima, agente do Pnae no Cecane/Ufac, tendo como coautores Keliton André Gomes Firmiano, também agente do Pnae no Cecane/Ufac, e os professores Fernanda Andrade Martins, Vânia Thais Silva Gomes e Alanderson Alves Ramalho.
“O prêmio é um reconhecimento do trabalho acadêmico realizado pelo curso de Nutrição e estimula a produção científica de temas relevantes para a nutrição e saúde pública no Acre”, disse uma das premiadas, professora Fernanda Andrade Martins. “Além de contribuir para visibilidade do curso e da instituição, ampliando as oportunidades de colaboração e financiamento.”
O Prêmio Álvara Lopes de Mello e Silva foi criado pelo CRN-7, que abrange os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, com a finalidade de incentivar o nutricionista a divulgar sua experiência profissional e documentar seus trabalhos nos meios de divulgação científica.