A Ufac realizou a cerimônia de inauguração da Cinemateca do Campus Floresta, em 5 de setembro, em Cruzeiro do Sul. O novo espaço integra as plataformas de streaming ao ambiente acadêmico, contando com um acervo de mais de 30 mil títulos, entre filmes de diversos gêneros, documentários e cursos, com o objetivo de ampliar os recursos pedagógicos para professores e alunos, além de promover o acesso ao audiovisual.
A iniciativa, primeira do tipo na universidade, teve apoio da Reitoria, Pró-Reitoria de Administração e Subprefeitura do Campus. A reitora Guida Aquino destacou o impacto positivo da cinemateca no acesso a novas ferramentas educacionais para todos os cursos, reforçando o compromisso da universidade com a inovação e a inclusão cultural.
“Na área de enfermagem, por exemplo, é importante que os alunos não apenas ouçam os professores em sala de aula, mas também que assistam aos vídeos e acompanhem o material levado ao campo da prática”, disse Guida.
A solenidade de inauguração foi encerrada com a exibição do longa-metragem a “Rainha de Katwe” (EUA, 2016, 125 min; direção: Mira Nair). Entre os presentes estiveram a diretora do Centro de Educação e Letras, Simone Cordeiro; e diretor do Centro Multidisciplinar, Hugo Mota; e o assessor especial da Reitoria, Marcelo Siqueira.