A Ufac realizou o Seminário de Experiências Exitosas da Interiorização dos ODS na Amazônia Ocidental, nessa quarta-feira, 25, e quinta-feira, 26, no Centro de Convenções, campus-sede, objetivando apresentar os resultados do projeto Interiorização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Amazônia Ocidental, que chegou à sua fase de conclusão.
O projeto capacitou técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde dos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, com foco na atenção primária e nas vigilâncias epidemiológicas em temas relacionados aos ODS e ao enfrentamento de doenças e agravos não transmissíveis (Dant).
Os profissionais da área da saúde participaram de um curso de 80 horas, após o qual desenvolveram projetos de intervenção em seus municípios, integrando as metas dos ODS com os planos de ação locais para as Dant. No seminário houve a premiação das melhores propostas de cada um dos quatro Estados. “Esses municípios, antes do projeto, não conseguiam abordar temáticas ligadas às metas dos ODS em suas ações”, disse a coordenadora do projeto, Herleis Maria Chagas. “A interiorização dessas agendas é a grande contribuição dessa iniciativa.”
Segundo ela, a principal importância do evento é reforçar o compromisso do Brasil, por meio do Ministério da Saúde, com as metas globais estabelecidas pelos ODS. “Estamos aqui para celebrar o sucesso desse projeto e o impacto positivo que ele trouxe para a saúde pública da região”, finalizou Herleis.
(Kenno Vinícius, estagiário Ascom/Ufac)