A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Ufac realiza o 3º Seminário dos Acadêmicos Indígenas do Acre, em 18 de novembro na aldeia Boa União, em Feijó (AC), em 21 e 22 de novembro no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul (AC), com o tema “A Arte como Expressão de Cultura e Conhecimento dos Povos Originários”.
O objetivo do evento é promover atividades de integração entre a comunidade indígena da Ufac, demais estudantes de outras instituições de ensino superior, estudantes egressos e a comunidade não indígena. A programação conta com apresentação de trabalhos, palestras, mesas-redondas, rodas de conversa e performances artísticas, além de realização de pinturas corporais, venda de artesanato, exposições e shows musicais.
O seminário é ligado ao Programa de Integração dos Povos Originários à Ufac, concebido pela Diretoria de Arte, Cultura e Integração Comunitária (Dacic), o qual selecionou 15 bolsistas indígenas para realizar o evento. Também integra a programação do seminário o projeto de extensão Artes Visuais como Expressão de Conhecimento dos Povos Originários, que envolve dez estudantes e artistas indígenas, produtores de exposições paralelas às atividades acadêmicas.
Caderno de Resumos
A Dacic organizou e publicou no formato e-book, com o objetivo de contribuir para o conhecimento da cultura dos povos originários, o Caderno de Resumos do 3º Seminário dos Acadêmicos Indígenas do Acre, que contém 56 resumos e expressa modos de vida e registros culturais de 16 povos indígenas que atualmente integram a Ufac: Shanenawa, Yawanawá, Noke Koin, Sayanawa, Jaminawa-Arara, Apolima-Arara, Shawãdawa, Puyanawa, Nukini, Nawas e Ashaninka.