A reitora da Ufac, Guida Aquino, recebeu representantes do Conselho Regional de Odontologia (CRO), do Sindicato dos Odontologistas do Acre (Sinodonto) e da Associação Brasileira de Odontologia no Acre (ABO-AC) para discutir a criação do curso de Odontologia na instituição. O encontro, realizado nesta terça-feira, 17, no gabinete da Reitoria, também contou com a participação de professores, gestores e representante do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto.
Durante a reunião, as entidades apresentaram a necessidade do curso para o fortalecimento da área da saúde no Estado. A reitora reforçou a relevância do diálogo e do apoio das entidades para a construção desse caminho. “A região Norte enfrenta grandes desafios em comparação com outras regiões do país e a odontologia é uma demanda urgente que precisamos atender”, disse. “Essa luta que começa aqui exige articulação com o Conselho Federal, a exemplo do que já foi feito com outros cursos. Estamos prontos para apoiar e dar os passos necessários junto com vocês.”
A pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, ressaltou que a criação de um curso de Odontologia envolve desafios significativos, como a necessidade de laboratórios específicos, insumos permanentes e investimentos contínuos. “É um processo que exige planejamento e compromisso com a qualidade. Com o apoio das entidades, da sociedade e dos órgãos federais, podemos iniciar essa caminhada, que hoje está apenas no primeiro passo.”
Também estiveram presentes na reunião o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, e os docentes da Ufac, cirurgiões-dentistas Cleber Ronald e Carla Colturato.