O Colégio de Aplicação (CAp) e o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes: Comunidades Indígenas, da Ufac, realizaram uma mostra cultural dedicada à cultura indígena e à diversidade cultural da região, com trabalhos de alunos da educação básica. O evento, que ocorreu nesta quinta-feira, 27, foi idealizado por pedagogas da instituição.
A professora do pré-escolar 2 da educação infantil, Karoline Ramos, destacou que o projeto visa promover o desenvolvimento ético dos alunos, desde a educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. “As crianças tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos durante a mostra, expressando-se por meio de releituras de obras de artistas como Denilson Baniwa e expondo aspectos distintivos da cultura das comunidades indígenas estudadas”, explicou.
Ela também ressaltou que a parceria entre o CAp e o PET Conexões de Saberes: Comunidades Indígenas foi essencial para a estruturação do projeto. “A participação dos alunos do PET foi fundamental, pois proporcionou às crianças um primeiro contato com elementos significativos da cultura e das tradições de diversas comunidades indígenas locais.”
(Sérgio Corrêa, estagiário Ascom/Ufac)