A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho, participou do evento de lançamento do programa de aceleração Acre for Startups 2024, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae-AC). Acre na quinta-feira, 11. A apresentação ocorreu no espaço SebraeLab, no prédio do Sebrae, na avenida Ceará.
Durante a cerimônia, Margarida destacou a importância da inovação para a Universidade Federal do Acre (Ufac). “Essa é uma grande oportunidade para os pesquisadores da Ufac. Já temos várias iniciativas com destaque nacional e queremos incentivar cada vez mais o processo de inovação na nossa universidade”, disse.
O programa tem como objetivo impulsionar negócios inovadores, startups e iniciativas tecnológicas emergentes, promovendo crescimento e desenvolvimento sustentável. Na primeira fase, serão escolhidos 50 projetos que passarão pelo processo de pré-aceleração, recebendo treinamentos e mentorias durante dois meses. Os 20 melhores modelos de negócios avançarão para a segunda etapa, onde serão acelerados e receberão uma Bolsa Sócio Empreendedor de R$ 6.500 mensais, cada, durante seis meses.
Segundo o diretor técnico do Sebrae no Acre, Kleber Campos, o programa busca fomentar a competitividade e o amadurecimento de negócios inovadores e tecnológicos. “As startups passarão por um processo de capacitação, de mentoria, todo um assessoramento técnico do Sebrae-AC, para que eles possam tirar ideias de negócios do papel e começar a fazer uma prática de mercado”, afirmou.
A empresa Bbuttom, do Espírito Santo, será a responsável pela aceleração das startups. O CEO da Bbuttom, Flávio Aguilar, ressaltou a importância do ambiente amazônico para o desenvolvimento de inovações: “Vamos trabalhar o processo de aceleração desde o início. Temos aqui um ambiente repleto de oportunidades, considerando as oportunidades que a região amazônica traz. Acho que nós vamos presenciar um crescimento exponencial do Acre em relação à inovação, partindo do que vocês já construíram, olhando para a cultura que é muito rica aqui”.
Podem participar do programa negócios em estágio inicial com ideias inovadoras em qualquer temática ou setor de atuação. No entanto, serão priorizadas soluções que promovam a conservação, preservação e desenvolvimento sustentável dos recursos naturais e culturais do Acre, em áreas como Educação e Saúde inclusivas; Inclusão financeira e microcrédito; Agropecuária sustentável e tecnologias ambientais; Energia e habitação sustentáveis; Mobilidade e acessibilidade; Economia circular e gestão de resíduos; e Turismo sustentável e inclusivo.
As inscrições estão abertas de 4 de julho a 4 de agosto de 2024. Para conferir o edital e participar do processo, basta acessar o site .
(Com base no texto da assessoria do Sebrae)